DEUS é DEUS; nós não somos


O que acontece em nossa mente para pensarmos que sabemos mais do que Deus? A despeito de todos os erros que cometemos não importando as inúmeras vezes que estragamos tudo, e apesar da grande evidência do contrário, persistimos em acreditar que de alguma forma podemos dirigir nossa vida melhor do que o Senhor. O orgulho é o que move essa atitude, o mesmo que prejudicou Adão e Eva no jardim do Éden.
Devemos descansar e deixar Deus ser Deus. Ele é Deus, nós não somos. Qualquer ato que desconsidere isso está fadado ao fracasso. Se tentarmos comportar-nos como Deus, ficaremos frustrados. Mais do que isso, poderemos colocar nossa vida em perigo, porque o Senhor não tolera rivais. O único caminho adequado- para não falar o mais seguro- é a humildade de aceitar nossa posição no patamar por um pouco, menor do que Deus (Sl 8.5), e permitir que Deus seja Deus. Isso significa admitir nossas limitações enquanto conhecemos que o Senhor não as tem.
Sobre aceitar nossas limitações... Sabendo que pelo que somos e não somos responsáveis, e o que podemos e não podemos fazer. Agora, estamos analisando o outro lado desta moeda.

Há coisas que somente Deus pode fazer. Apenas o Senhor tem poder para criar um universo do nada. O melhor que conseguimos realizar é produzir algo a partir de uma matéria-prima que já temos em mãos. Só o Altíssimo origina a vida.
Os cientistas tentam reproduzir isso num laboratório, juntando as “peças do processo” da vida e empregando meios para recriar as condições que acreditam ter existido na terra há milhões de anos, pressupondo que a vida surgiu espontaneamente. Eles têm falhado.
Apenas o Senhor pode mudar o coração humano, tornando um rebelde num alegre filho Seu. Terapeutas até conseguem ajudar uma pessoa problemática a sentir-se melhor, mas todo o aconselhamento e toda a psicologia do mundo não são capazes de eliminar o principal problema: o orgulho que habita num coração pecador. Só DEUS pode perdoar os pecados. Somente Ele pode arrancar o mal pela raiz e transformar o homem. Há coisas que só Deus o Todo – poderoso consegue fazer.

Há coisas que só Deus sabe. Uma frase mais honesta e libertadora que podemos dizer a alguém é “eu não sei”. Temos medo de demonstrar ignorância, tememos o fato de pensarem que somos estúpidos. Precisamos estar no controle ou, pelo menos, fazer com que os outros achem que estamos. Uma das razões de haver tantos absurdos no mundo é muitos, principalmente os líderes e os chamados “especialistas”, darem qualquer explicação para evitar que sua reputação seja manchada com a falta de reconhecimento.
Em Provérbios 1.7 está escrito: o temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Em outras palavras, temer a Deus é o principio da verdadeira sabedoria. Não sabemos tudo, tampouco podemos saber. Parte do temor a Deus é reconhecer o fato de que há assuntos que só Ele conhece.

Há circunstâncias que só Deus entende. Não podemos compreender tudo o que acontece na vida. Há situações que simplesmente fogem ao nosso entendimento. Esta é uma das razões por que a fé do Reino é tão importante. A fé genuína nos ajuda a ter paz e confiança plena vivendo num mundo onde há tanta confusão.
Chega uma hora em que temos de dizer: “sabe, Senhor, eu realmente não entendo isso. Mas, tu sabes, e é o bastante”. Você fica perplexo ou contrariado com o que não compreende? Renda-se à sua falta de entendimento e à onisciência divina. Descanse na certeza de que Deus tem tudo sob controle, incluindo circunstancias que não fazem sentido para você.

Há fatos que apenas Deus explica. Um dos maiores obstáculos que muitos cristãos enfrentam na maturação de sua fé é a crença de que haverá explicação para tudo o que Deus permite que aconteça na vida deles. Deus, não tem obrigação de explicar Suas ações ou de justificar-se para nós.
Jô foi provado severamente, embora tenha clamado muitas vezes a Deus, nunca soube o porquê de ter sofrido tanto. Quando o Senhor finalmente falou com ele, foi para contestar a perspectiva que Jó tinha da vida.
Embora Jó tenha falado com Deus, reconhecido sua audácia e se arrependido no pó e na cinza. (Jó 42.6), o Senhor não revelou a razão de suas provações. No final, pela ótica de Jó, isso não fez diferença. Ele ficou contente em deixar Deus ser Deus, o que quer dizer aceitar o fato de que há acontecimentos que só o Senhor pode explicar, e ele às vezes escolhe não fazê-lo.
Por fim, precisamos saber nossos limites. Devemos aprender a modificar aquilo que podemos aceitar com graça o que não podemos mudar e viver em paz equilibrando esses dois fatores. Tudo é possível para Deus. Então, quando se deparar com o irreversível, o desconhecido, o inexplicável e o incompreensível, confie tais situações ao Deus do impossível.

Trechos do livro Redescobrindo a fé, p.117-119.


Postado por: Alinne Emanuela

O rosto resplandecente de Moisés

"... MOISÉS NÃO SABIA QUE O SEU ROSTO RESPLANDECIA POR TER CONVERSADO COM O SENHOR." (Êxodo 34.29b)


Após ficar no monte Sinai durante quarenta dias e quarenta noites, Moisés recebeu a ordem de Deus para escrever nas tábuas os Dez Mandamentos. Deus fazia naquele momento uma nova aliança com o povo de Israel. 


"Faço com você uma nova aliança. Diante de todo o seu povo farei maravilhas jamais realizadas na presença de nenhum outro povo do mundo. O povo no meio do qual você habita verá a obra maravilhosa que eu, o Senhor farei." (Ex 34.10)

Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor. Seu rosto brilhava intensamente!! Sua face rutilava tanto que os israelitas ficaram com medo de aproximar-se dele. Moisés tinha que cobrir o seu rosto com um véu para falar com o povo de Israel. 


Como a presença de Deus em nossas vidas faz diferença, é notável para todos os que nos cercam.

Será que a glória de Deus pode também ser vista no nosso falar, no vestir, no nosso comportamento...?
Deus quer comunhão com seus filhos para que em nós resplandeça Jesus Cristo.







Illane Brandão

Apresentação

Sejam bem vindos

Páginas

Ocorreu um erro neste gadget

Visitas

Seguidores

Pesquisar este blog

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget